É importante que você, integrador, tenha como regra de negócio que está vendendo geração de energia solar e não, apenas, equipamentos e acessórios de boa qualidade.
Quando seu cliente procura uma solução de energia solar, o primeiro objetivo a ser atingido é a redução do custo mensal com energia elétrica, dentro do padrão de consumo que o atenda.
Portanto, seu dimensionamento deve ser criterioso para atendê-lo em sua expectativa.
Para vender geração de energia solar, você deve considerar:
- A média do consumo mensal nos últimos 12 meses do cliente, que pode ser facilmente obtido pela conta energia no campo de consumo mensal (12 meses);
- Antes de considerar a simples média aritmética, verifique se houve mudança de hábito de consumo nos últimos meses (perfil de aumento do consumo). Se isso acontecer, considere a média apenas dos meses mais atuais;
- Após isso, com base na localização do imóvel, verifique qual é o índice de irradiação do local para que a geração seja calculada com o número adequado de horas médias.
- Considere a posição do local de instalação (geralmente telhados); lembre-se que o posicionamento em relação ao norte define a melhor área de instalação e as perdas a serem consideradas por conta da menor incidência da luz solar.
Leia mais: Como dimensionar um projeto de energia solar
Simulação
Todas essas informações podem ser carregadas em um simulador, que fará os cálculos necessários para esse dimensionamento (a Solen disponibiliza em sua plataforma para os integradores parceiros essa facilidade).
Com o dimensionamento do sistema gerado você, integrador, pode verificar as opções de módulos e inversores para atender a necessidade de geração.
Importante lembrar que a partir do momento em que o valor da conta é reduzido, o cliente sente-se mais confortável para aumentar o seu consumo, com a instalação de novos dispositivos elétricos (ar condicionado, chuveiros, aquecedores etc.), portanto é importante oferecer uma segunda opção ao cliente já prevendo um consumo mais alto (aproximadamente 20%).
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