O dia a dia do integrador solar é cheio de desafios. Entre eles, está o momento em que ele precisa dimensionar um projeto de energia solar.

Em primeiro lugar, é importante entender que o dimensionamento correto é fundamental para o sucesso do projeto. Ele é um estudo para viabilizar o local de implantação, que identifica também quantos equipamentos serão necessários.

O dimensionamento permite entender, o melhor aproveitamento do espaço, localização, entre outras questões, que farão total diferença na eficiência do projeto.

Como fazer o dimensionamento correto?

Porém, para fazer o dimensionamento, é necessário ter alguns conhecimentos específicos. Por isso, é importante contar com parceiros especializados no assunto, que farão os cálculos corretos e permitirão que o projeto seja executado de forma perfeita.

O que deve ser levado em consideração para dimensionar energia solar:

Consumo de energia: saiba quanto de energia é gasto todos os dias. Liste todos os equipamentos que dependem do sistema e quantas horas ficam ligados. Depois, multiplique o consumo individual pelas horas de funcionamento; some todos os valores e tenha o consumo diário de energia, que norteará o dimensionamento.

Painel solar: quantos módulos serão necessários? Leve sempre em consideração o consumo diário de energia e a incidência solar no local da instalação. Em média, o período de insolação é de 5 horas, no Brasil. Além disso, outros pontos devem ser avaliados, como a tensão das placas/baterias e tecnologia dos equipamentos.

Espaço: ao calcular a quantidade de placas solares, é importante multiplicar esse número pela altura e largura do painel escolhido. Dessa maneira, você saberá qual é a área da placa solar e o tamanho do espaço para instalação.

Inversor: considere a potência, que deve ser superior ao consumo energético, ou seja, analise tudo com muito cuidado para escolher o equipamento que realmente atenderá a demanda de seu cliente.

Região de instalação: analise as condições de cada região, pois a incidência do sol não é igual em todos os locais. Para isso, existem índices solarimétricos, que fornecem a quantidade de Watts gerado por metro quadrado durante o dia.

Leia mais: Como fazer a manutenção dos painéis?

Energia solar tem nome: Solen!

Para ter resultados positivos, conte com os equipamentos Solen para seus projetos de energia solar.

Conheça nossos diferenciais:

Quer saber mais informações sobre nossos produtos ou se tornar um integrador parceiro? Entre em contato com nossos representantes agora mesmo.

WhatsApp Solen: clique aqui.

Formulário