Vamos falar de energia fotovoltaica em condomínios verticais, ou seja, formados por apartamentos ou escritórios.

Existe uma forma de atender a necessidade de geração de energia das áreas comuns desses condomínios (iluminação de pátio, salões de festa e ginástica, elevadores, bombas de elevação de água etc.). 

Esse consumo é normalmente rateado entre as despesas e acrescido ao valor do condomínio mensal, pois possui uma conta de energia específica em nome do condomínio (pessoa jurídica).

Dimensionamento

É possível, na grande maioria das vezes, dimensionar e instalar uma solução de energia solar, que supra a necessidade representada por esse consumo.

Normalmente, utilizamos a parte superior dos edifícios ou até mesmo áreas que não tenham influência, pelo menos total, de sombreamento durante o dia.

A aplicação da solução é relativamente simples, porém é necessária a autorização dos condôminos para a execução desse serviço. Isso acontece por meio de assembleia especificamente convocada para isso, ou que tenha o assunto como pauta.

Leia mais: Como dimensionar projeto de energia solar

Integrador solar

Apesar do assunto normalmente ser tratado pelo síndico do edifício, o ideal é que você, integrador, esteja nessa reunião para tirar dúvidas dos moradores, bem como explicações técnicas sobre todo o processo e respectivas vantagens.

Apesar de não representarem, em sua grande maioria, sistemas de grande porte, o volume de edifícios existente faz com que seja um excelente negócio para sua empresa.

Atenção!

 

Para saber mais sobre energia fotovoltaica em condomínios, fale com nossa equipe pelo formulário abaixo: