Para que seus clientes tenham a máxima eficiência no sistema de geração de energia fotovoltaica é fundamental entender mais sobre o impacto do sombreamento no projeto.

No caso das áreas urbanas, esse é um problema bastante comum, pois há muito mais edifícios próximos, que fazem com que seu projeto tenha sombra nos painéis solares por mais horas, ao longo do dia.

Além disso, árvores ou elementos naturais podem causar impacto no sombreamento e, assim, comprometer a eficiência e a durabilidade do sistema.

Sombreamento parcial

É importante entender que os painéis solares, que fazem parte dos kits fotovoltaicos, absorvem a radiação do sol e transformam em energia elétrica. Porém, se tiverem obstáculos impedindo a captação dos raios solares a eficiência estará prejudicada.

Portanto, nuvens, árvores, prédios, muros, entre outros obstáculos podem causar o sombreamento em alguns horários do dia. Portanto, tudo isso deve ser observado no momento de criar o projeto de energia fotovoltaico e garantir resultados positivos.

Dessa maneira, quando ocorre o sombreamento parcial, ocorre um desequilíbrio no sistema, já que alguns painéis geram muita energia e outros não. Como consequência, o inversor trabalha de forma equivocada, jogando energia fora e absorvendo apenas parcialmente o que foi gerado.

O que acontece com o sombreamento em projetos de energia solar?

Resultados das sombras

O sombreamento em projetos de energia solar precisa ser evitado a todo custo, pois é um grande problema para o sistema fotovoltaico, que é prejudicado e pode ter vários problemas.

Porém, nem sempre é possível eliminar o sombreamento total, já que existem sombras que não podem ser evitadas (dias nublados, por exemplo), mas que podem ser reduzidas

Leia mais: O que é MPPT?

O que analisar no projeto de energia solar

Tem dúvidas sobre o assunto? Conte para nós se já teve que enfrentar esses problemas.

Para saber mais sobre energia solar, fale com a equipe Solen Energia pelo WhatsApp (11) 96575-1385