Você já viu, alguma vez, o Selo Procel em equipamentos eletroeletrônicos? O objetivo desse selo é mostrar ao consumidor os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética, ou seja, que consomem menos energia do que outros sem o selo.

Mas, no mercado de energia fotovoltaica, o Selo Procel é importante? Por que?

Garantia

Em primeiro lugar, é importante entender o cenário das certificações exigidas pelo mercado.

No caso dos módulos fotovoltaicos comercializados no Brasil, eles passam, obrigatoriamente, por testes de qualidade de fabricação, características e de condutividade. Com base nos resultados, eles adquirem selos internacionais de garantia.

No entanto, não basta apenas esse processo. É fundamental ter uma classificação obtida junto ao INMETRO, por meio de ensaios determinados pelas normas vigentes no país.

Procel

Mas quando o Selo Procel é exigido?

Em determinados projetos especiais, principalmente quando são obtidos por benefícios das Concessionárias de Energia, ou seja, com custeio direto, o Selo Procel é solicitado.

Dessa maneira, é preciso seguir alguns passos para solicitar a concessão desse selo.

  1. A empresa detentora do produto em conjunto com o fabricante solicita os ensaios específicos para a liberação do selo, junto a um órgão devidamente certificado para essa finalidade (USP, UNICAMP, entre outros);
  2. São destinados, pelo menos, dois módulos para os testes que, em média, ficam por 15 dias passando por ensaios previamente determinados;
  3. O órgão emite um laudo do módulo com o resultado dos testes;
  4. O laudo, caso seja aprovado, é enviado pela empresa detentora do produto ao Procel, para que seja feito o registro do produto e passe a figurar na relação de produtos certificados.

Importante: esse processo possui taxas relativas aos ensaios, além de requerer documentação pertinente da empresa solicitante em relação ao setor fotovoltaico.

Quando o Selo Procel foi criado?

Procel é a sigla para o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Trata-se de um projeto do Governo Federal, iniciado em 1985, para promover o uso consciente de energia elétrica.

O programa é administrado pelo Ministério de Minas e Energia com a gestão executiva da Eletrobras. Entre suas responsabilidades estão a redução dos custos do setor elétrico e a diminuição de impactos ambientais causados pela emissão de gases poluentes.

Solen

A Solen possui módulos com o Selo Procel para atender a esse tipo de solicitação.

Quer saber mais informações sobre nossos produtos ou se tornar um integrador parceiro? Entre em contato com nossos representantes agora mesmo.

Para isso, basta falar com a Solen pelo WhatsApp (11) 96575-1385 ou e-mail contato@solenenergia.com.br.

 

Energia solar tem nome: Solen!