Confira dicas de segurança para instalação de painéis solares da Solen Energia.

 Equipamentos de proteção individual (EPIs)

Antes de tudo, é importante que o instalador esteja devidamente protegido, de acordo com normas regulamentadoras.

Além disso, é necessário seguir requisitos e condições de prevenção e controle, que vão garantir a segurança e saúde dos profissionais envolvidos na instalação elétrica do sistema fotovoltaico.

Assim, é preciso usar um traje, que inclui:

Lembre-se sempre: segurança deve vir em primeiro lugar!

Ferramentas

Com todos os EPIs em ordem, o instalador deve ficar atento às ferramentas necessárias para que a instalação ocorra de forma eficiente.

Entre as ferramentas, destacamos:

Furadeira/parafusadeira:

  1. Esse equipamento é fundamental, pois ele serve para instalar trilhos e kits de fixação para os painéis solares. Invista em uma furadeira de qualidade, que não deixe você na mão na hora das instalações. Procure um equipamento que tenha bateria, pois pode ser difícil encontrar fios de energia nos locais de trabalho.

Ferramentas essenciais

Tenha um kit de ferramenta essenciais, como chaves de boca, torx ou allen, além de serra, alicates, martelo de borracha ou plástico. Procure ter essas ferramentas com vários tamanhos, pois isso vai otimizar muito seu trabalho. Serras, por exemplo, podem ser manuais para projetos menores e serra elétrica, para projetos maiores.

Multímetro/megômetro

Você precisará de multímetro e de megômetro também. Multímetro mede a corrente dos painéis fotovoltaicos; já o megômetro testa a resistência de isolamento do cabo e aterramentos. Procure comprar marcas de confiança e qualidade para não ficar na mão durante a instalação.

Quais são as normas regulamentadoras?

Conheça quais são as normas que regulamentam o trabalho.

NORMA REGULAMENTADORA Nº 35 – NR 35 – TRABALHO EM ALTURA

Estabelece os requisitos mínimos e medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores durante a instalação de painéis solares em lugares altos.

NORMA REGULAMENTADORA 10 – NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

Estabelece os requisitos e condições mínimas de medidas de controle e sistemas preventivos, com o objetivo de garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, que farão a instalação da parte elétrica dos sistemas fotovoltaicos.

Leia mais: Integrador solar, como atuar no mercado brasileiro?

Energia solar tem nome: Solen!

Trabalhamos com produtos de alta tecnologia em módulos fotovoltaicos e inversores solares, dos principais fabricantes mundiais e com ótimo custo. Veja nossos diferenciais:

Quer saber mais informações sobre nossos produtos ou se tornar um integrador parceiro? Entre em contato com nossos representantes agora mesmo.

Para falar via WhatsApp, basta clicar aqui.

 

Ou entre em contato pelo formulário abaixo: