Mas, afinal, qual é a diferença entre energia solar térmica e fotovoltaica? Como explicar melhor essa questão a seus clientes? A explicação é muito simples.
Em primeiro lugar, a energia solar térmica utiliza o calor do sol para aquecer líquidos; é o famoso “aquecedor solar”. Já a energia fotovoltaica gera energia elétrica diretamente dos raios solares.
Mas, qual delas o cliente deve optar?
A energia térmica pode ser usada em determinados pontos do imóvel, pois ela irá aquecer a água para ser usada em banhos, torneiras etc., enquanto a fotovoltaica irá gerar energia, que poderá ser utilizada para todos os equipamentos elétricos/eletrônicos e iluminação.
Com vida útil de 25 anos, ela traz redução de até 95% na conta de energia de seu cliente, o que é uma grande vantagem.
Energia solar fotovoltaica
O sistema fotovoltaico capta os raios solares e transforma em eletricidade. Esse processo de captação ocorre por meio de painéis, instalados em pontos estratégicos, como telhados.
Com manutenção mínima e vida útil longa, é uma tecnologia sustentável, que está crescendo muito, pois permite a geração de energia e economia na conta de luz.
Energia solar térmica
A energia solar térmica utiliza o calor do sol para aquecer a água e, portanto, não geram energia elétrica. Por meio de placas, instaladas em telhados, o sistema ajuda a produzir água quente para banhos ou processos industriais.
Porém, em dias frios ou chuvosos, quando não há sol suficiente para aquecer a água, é importante ter suporte de resistência elétrica ou aquecedor a gás para que a água atinja a temperatura ideal.
Leia mais: O futuro da energia solar
Energia solar tem nome: Solen!
Tem dúvidas sobre a diferença entre energia térmica solar e fotovoltaica? Conte com nossa ajuda para saber mais sobre o tema e fazer orçamentos para projetos de energia solar fotovoltaica.
Entre em contato pelo WhatsApp (11) 96575-1385 ou mande mensagem pelo formulário abaixo.