Como criar projetos de energia solar para seus clientes? Por onde começar? Essas dúvidas sempre surgem no dia a dia do integrador solar e, por isso, resolvemos ajudar a entender melhor o passo a passo desse processo.
Vamos lá?
Quem pode fazer?
Um projeto fotovoltaico somente pode ser assinado por profissionais técnicos ou engenheiros; inclusive, de acordo com o CREA/CONFEA, somente engenheiro eletricista pode assinar.
No entanto, engenheiros eletricistas ou técnicos industriais podem assinar um projeto, com o limite de 800 kVa.
Como começar o projeto?
Projetos de energia solar têm várias etapas, que devem ser seguidas para que o resultado seja positivo.
- Primeira etapa
O projetista precisa saber qual potência será usada, com base no perfil do cliente. Exemplo: quantos equipamentos elétricos ele tem, despesas com contas de energia etc. A partir disso, ele fará o dimensionamento do sistema fotovoltaico e, na sequência, determinará a potência, tensão e número de módulos (painéis) fotovoltaicos que serão necessários.
É importante, ainda, que o projetista entenda de kits de energia solar, que possui painel solar fotovoltaico, inversor solar, caixa de junção (string box), estruturas de suporte e ancoragem, além de cabeamento para a conexão.
Saiba mais: site Solen
- Segunda etapa
É feita a inspeção técnica do local, que permitirá ao projetista analisar o projeto e fazer o cálculo do dimensionamento. Esse é o momento de checar tipo de telhado, orientação e incidência solar, tipo de ligação elétrica, área onde as placas ficarão, entre vários outros parâmetros.
- Terceira etapa
Nessa etapa o projetista fará o dimensionamento final e enviará as conclusões para a distribuidora, ou seja: quanto de energia deseja gerar, em relação ao consumo médio, a eficiência da célula fotovoltaica e do material de sua composição, especificação do inversor e equipamentos, entre outros pontos.
Após a distribuidora autorizar a instalação, vamos para outra etapa.
- Quarta etapa
Por meio de softwares específicos, o projetista calcula dimensionamento inicial, posicionamento dos painéis e a radiação solar e define os módulos fotovoltaicos.
Quanto custa?
Certamente, é a pergunta que você mais deve ouvir, correto? Por isso, é importante explicar que o custo de um projeto de energia solar envolve muitos fatores. Portanto, o valor varia bastante, dependendo dos dados obtidos nas primeiras etapas, ou seja, não existe uma fórmula pronta e igual para todos os clientes.
Leia mais: Como confiar em uma distribuidora parceira
Energia solar tem nome: Solen!
Integrador solar, trabalhamos com produtos de alta tecnologia em módulos fotovoltaicos e inversores solares e estamos à sua disposição para trabalharmos em parceria.
Venha nos conhecer e saiba para gerar mais negócios com equipamentos Solen.
Conheça nossos diferenciais:
- Parceria com os maiores distribuidores;
- Rápida entrega e compromisso com prazos;
- Equipe de engenheiros altamente qualificados;
- Estamos sempre disponíveis para atendê-los.
Quer saber mais informações sobre nossos produtos ou se tornar um integrador parceiro? Entre em contato com nossos representantes agora mesmo.
Fale conosco pelo Whatsapp, clicando aqui.
Ou, preencha formulário abaixo