Integrador, conhecimento é sempre importante. Quanto mais você aprender, mais seu cliente sentirá confiança em seu trabalho. Para te ajudar nisso, o artigo de hoje fala sobre programas de incentivo à energia solar, no Brasil. Boa leitura!

Entre todas as vantagens da energia solar, está o fato de ser uma fonte de energia renovável e limpa, que pode ajudar a reduzir a dependência do Brasil em relação aos combustíveis fósseis e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.

Nesse cenário e com o objetivo de incentivar a instalação de sistemas solares no país, o governo brasileiro tem implementado diversas políticas e incentivos.

Programas de incentivo à energia solar

Uma das principais iniciativas do governo é o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD), criado em 2015 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O ProGD estabelece regras para a geração de energia elétrica por consumidores, por meio de fontes renováveis, como a energia solar, e permite a conexão dessas unidades geradoras na rede elétrica.

O programa estabelece ainda a possibilidade de compensação de créditos de energia elétrica entre os consumidores, o que pode reduzir significativamente as contas de luz.

Outra iniciativa importante é o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (PROINFA), lançado em 2004. O programa tem como objetivo incentivar a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, incluindo a energia solar.

Os projetos selecionados recebem incentivos financeiros e garantia de compra da energia gerada, a preços competitivos, pelo prazo de 20 anos.

Mais incentivos importantes

Além desses programas, existem outros incentivos governamentais para a instalação de sistemas solares no Brasil, como linhas de crédito especiais para aquisição de equipamentos, isenção de impostos e redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para equipamentos de geração de energia solar.

Os incentivos não se limitam ao governo federal. Muitos estados e municípios também oferecem benefícios fiscais para a instalação de sistemas solares, como isenção de ICMS sobre a energia gerada e descontos no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para imóveis com sistemas de energia solar instalados.

Além disso, existem iniciativas de empresas e organizações não governamentais que também buscam incentivar a adoção da energia solar no Brasil. Algumas empresas oferecem financiamento para a instalação de sistemas solares, o que pode ajudar muito em seus projetos.

Dessa maneira, há uma variedade de políticas e incentivos governamentais disponíveis para a instalação de sistemas solares no Brasil. Você e seus clientes devem estar atentos às diferentes opções de financiamento e benefícios fiscais disponíveis em sua região.

Leia mais: Normas para energia solar – saiba mais

Energia solar tem nome: Solen!

Oferecemos diversas vantagens para você, integrador. Você pode financiar seus kits e contar com nosso apoio em seus projetos.

Conheça nossos diferenciais:

Quer saber mais informações sobre nossos produtos ou se tornar um integrador parceiro? Entre em contato com nossos representantes agora mesmo.

Formulário