Devido a tantas dúvidas, listamos 10 mitos e verdades sobre energia solar, que é relativamente nova no mercado brasileiro.

O importante é não acreditar em tudo o que vê e buscar parceiros de confiança para a implementação do sistema fotovoltaico em residências ou empresas.

  1. A energia solar é limpa

Verdade: sim, a energia solar é limpa e não utiliza combustível fóssil. Além disso, não emite gases poluentes para a atmosfera. Como usa a energia do sol, não prejudica o meio ambiente.

  1. No inverno, os painéis solares não produzem energia

Mito: Um dos maiores mitos sobre a energia solar. É importante destacar que os painéis solares usam luz e não calor na produção da energia. Além disso, quando a temperatura dos painéis está menor, eles produzem mais energia.

  1. Energia solar não é segura

Mito: o sistema fotovoltaico é seguro e confiável e tem, em média, de 25 a 30 anos de vida útil, além de ser resistente a climas extremos e quedas de galhos e chuvas de granizo, por exemplo.

  1. Energia solar é cara

Mito: o aumento da procura por painéis solares está fazendo os preços caírem. Se levarmos em conta os valores cobrados pela energia da rede pública, o custo benefício aumenta ainda mais.

  1. Painéis solares danificam telhados

Mito: acontece justamente o contrário. Como os painéis solares recebem a radiação ultravioleta e muito calor, o telhado fica protegido.

  1. Sistema fotovoltaico não gera energia durante a noite

Verdade: é necessária a energia solar para gerar energia; porém, a energia gerada durante o dia é enviada à rede distribuidora, que transforma em créditos para abater do consumo noturno.

  1. Painéis não podem mais ser retirados, depois de instalados

Mito: depois de instalados, os painéis podem ser removidos, bem como os equipamentos para geração de energia solar. Inclusive, você pode leva-los para uma nova casa, por exemplo.

  1. Painéis solares exigem manutenção cara e periódica

Mito: os painéis precisam ser limpos periodicamente, mas as baterias do sistema praticamente não precisam de manutenção, apenas substituição a cada cinco ou dez anos, dependendo do projeto instalado.

  1. Sistemas fotovoltaicos zeram a conta de luz

Mito: apesar de gerar energia acima do que seu imóvel consome, a maioria das distribuidoras de energia cobram um valor mínimo para você estar conectado à rede. De qualquer forma, o sistema fotovoltaico reduz em até 95% o valor de sua conta de energia.

  1. O sistema de energia solar fotovoltaica é um investimento de longo prazo
  2. Verdade: o retorno acontece entre três e cinco anos, a partir da instalação. Porém, você terá economia na conta de luz por, no mínimo, 20 anos.

Gostou dos 10 mitos e verdades sobre energia solar? Para saber mais, leia nosso blog aqui.

Conte com um parceiro especializado

Para garantir a correta instalação de energia solar e a máxima eficiência da geração de energia, os integradores devem contar com os melhores equipamentos disponíveis no mercado e a Solen Energia pode ajudar.

Trabalhamos com produtos de alta tecnologia em módulos fotovoltaicos e inversores solares, dos principais fabricantes mundiais e com ótimo custo. Veja nossos diferenciais:

Quer saber mais informações sobre nossos produtos ou se tornar um integrador parceiro? Entre em contato com nossos representantes agora mesmo!

Para falar via WhatsApp, basta clicar aqui.

Ou entre em contato pelo formulário abaixo: