Você, integrador, sabe como vender energia solar? Saiba que, de acordo com o Ministério de Minas e Energia, o uso da energia solar deve crescer 67% até o final de 2021? Portanto, o mercado está muito favorável para quem trabalha como integrador solar.

Porém, para se destacar nesse ramo, é importante estar bem preparado e informado para vender mais e poder atender melhor seus clientes.

Benefícios

Em primeiro lugar, é primordial destacar o principal benefício da energia solar: economia na conta de energia. Esse é um dos principias fatores que fazem com que as pessoas busquem essa modalidade.

Mas não basta falar de economia; todo integrador deve ser uma fonte de informações completas sobre o funcionamento do sistema fotovoltaico, o que, certamente, fará com que os clientes tenham total confiança.

Para ajudar nessa missão, reunimos conteúdo valioso, que será importante nas suas vendas. Vamos lá?

Como funciona a energia solar?

A primeira coisa que todo integrador deve saber, antes de pensar em como vender energia solar, é explicar o que é e como funciona a energia solar.

Obtida por meio da luz do sol, o sistema de energia fotovoltaica usa painéis instalados nos telhados dos imóveis residenciais ou comerciais.

A instalação é mais fácil do que os clientes imaginam e eles podem ter garantia de até 25 anos, desde que busquem equipamentos de empresas idôneas.

Painéis

Os painéis ou placas são instalados em locais/espaços que recebem maior emissão da luz do sol durante o dia; isso geralmente acontece nos telhados. Quanto mais sol atingir os painéis, mais as células fotovoltaicas terão mais eficiência na conversão da radiação solar em energia elétrica.

Por isso, é fundamental avaliar com muito cuidado o local da instalação!

Outro ponto fundamental que o integrador deve saber é que o número de painéis a serem instalados depende da geração de energia que precisará ser demandada no imóvel.

Não existe fórmula pronta, ou seja, é preciso analisar o projeto de forma personalizada para saber quantas placas serão usadas. Portanto, jamais dê palpites para impressionar o cliente!

Inversor

 É importante explicar que a energia gerada é obtida em corrente contínua, ou seja, quando percorrida em um circuito, não muda o sentido de circulação. Por isso, o sistema inclui outro componente: o inversor.

Para facilitar a explicação, depois que a energia passa pelo inversor, ela pode ser usada para alimentar eletrodomésticos ou aparelhos eletrônicos no imóvel (geladeiras, lâmpadas, ar condicionado etc.), o que gera economia na conta de luz (a maior vantagem de todas).

Sobre a localização, o inversor deve ficar em um ponto ventilado, protegido do sol, água e calor. Geralmente, ele pode ficar próximo ao quadro de luz, garagens ou demais áreas de serviço.

Sistema fotovoltaico on-grid

Todo integrador deve saber explicar como funcionam os sistemas on-grid e off-grid. Como o sistema fotovoltaico on-grid é mais usada, vamos aos detalhes.

O on-grid usa as placas solares e inversores e, além disso, é conectado à rede elétrica.

Assim, a energia captada do sol é convertida em energia elétrica de forma automática. Portanto, o que não for consumido naquele momento, é injetado na rede elétrica, o que gera créditos para o cliente usar e abater na conta de luz.

Entre as vantagens do sistema on-grid, estão:

Como vender energia solar

Na hora de conversar com seu cliente, é importante também saber responder as diversas perguntas que ele fará. Isso porque, certamente, ele já pesquisou sobre o assunto e tem muitas informações na cabeça (algumas, inclusive, podem ser errôneas).

Lembre-se também: se tiver dúvidas, fale com a equipe Solen, que estará à sua disposição para ajudar do que for necessário.

Para falar com a gente, o WhatsApp é (11) 99685-1365

Se preferir, preencha o formulário abaixo, que entraremos em contato o mais breve possível.