Como fidelizar clientes de energia solar e fazer com que eles sejam seus principais divulgadores?
Os clientes chegaram até você, por meio de suas ações de marketing e indicações, mas como fazer com que eles indiquem seu trabalho a amigos ou então contrate novamente para projetos em outros imóveis?
De acordo com a consultoria Gartner Group, 80% da receita futura de uma empresa virá de 20% dos clientes já existentes. Por outro lado, a Accenture, empresa foca em consultoria digital, divulgou uma pesquisa, em 2020, que aponta que 47% dos entrevistados ficam frustrados com uma experiência de compra recente e, dessa forma, evitam a marca no futuro.
Esse cenário mostra que é importantíssimo cuidar do pós-venda e do relacionamento com os clientes.
Dicas de fidelização
Mas como fidelizar clientes de energia solar? Para te ajudar cuidar do relacionamento com seus clientes, listamos algumas dicas importantes para a etapa pós-venda. Confira:
Conheça seu cliente: desde a primeira etapa do funil de vendas, você deve saber quem é o cliente, o que ele precisa, quais são as dores e como saná-las. É importante também entender a jornada de compra, pois assim terá detalhes do comportamento do cliente e, assim ajuda-lo sempre que for necessário.
Satisfação do cliente: seu grande objetivo deve ser a satisfação do cliente. E ela pode ser obtida por meio de atendimento de qualidade, ferramentas tecnológicas e humanização. Para isso, treine sua equipe e inicie um relacionamento de confiança mútua, respeito e admiração. Clientes satisfeitos serão sua principal propaganda.
Pesquisas de satisfação: inclusive, é importante que você faça pesquisas de satisfação a seus clientes. Com isso, você terá, realmente, um retorno real sobre o que eles acham sobre sua marca e serviços prestados.
Proatividade: antecipe-se sempre. Isso evitará que problemas aconteçam e seu cliente saberá que pode contar com sua equipe. Por exemplo: ao entender as dores do cliente, você pode tomar medidas para resolvê-las sem que ele precise pedir. Ofereça possibilidades, ideias e sugestões para que a situação se resolva rapidamente e sem prejuízos para ambas as partes.
Melhor equipe: invista em treinamentos para sua equipe, que representará sua marca e será responsável pelo sucesso do projeto. Estimule seu time e faça com que seus colaboradores tenham excelência no atendimento a seus clientes. Afinal, sua equipe é a cara da marca.
Condições: estude bastante para que possa oferecer condições especiais a seus clientes. Não foque apenas em promoções; dê foco em ações que podem transformar seus projetos em um verdadeiro investimento e não gasto. Com uma sensação positiva, seus clientes serão multiplicadores do seu trabalho.
Menos burocracia: reduza a burocracia nos processos. Geralmente, clientes preferem agilidade, desde a compra até na hora de solicitar o suporte técnico. Facilite a vida deles, ao máximo.
Tecnologia e inovação: invista em inovação e tecnologia para que você tenha mais agilidade e inteligência na prestação dos serviços. Com as ferramentas certas, você pode criar um banco de dados estratégico, que mostrará quem realmente é seu cliente e o que ele precisa.
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