O dia a dia do integrador solar é cheio de desafios. Entre eles, está o momento em que ele precisa dimensionar um projeto de energia solar.
Em primeiro lugar, é importante entender que o dimensionamento correto é fundamental para o sucesso do projeto. Ele é um estudo para viabilizar o local de implantação, que identifica também quantos equipamentos serão necessários.
O dimensionamento permite entender, o melhor aproveitamento do espaço, localização, entre outras questões, que farão total diferença na eficiência do projeto.
Como fazer o dimensionamento correto?
Porém, para fazer o dimensionamento, é necessário ter alguns conhecimentos específicos. Por isso, é importante contar com parceiros especializados no assunto, que farão os cálculos corretos e permitirão que o projeto seja executado de forma perfeita.
O que deve ser levado em consideração para dimensionar energia solar:
Consumo de energia: saiba quanto de energia é gasto todos os dias. Liste todos os equipamentos que dependem do sistema e quantas horas ficam ligados. Depois, multiplique o consumo individual pelas horas de funcionamento; some todos os valores e tenha o consumo diário de energia, que norteará o dimensionamento.
Painel solar: quantos módulos serão necessários? Leve sempre em consideração o consumo diário de energia e a incidência solar no local da instalação. Em média, o período de insolação é de 5 horas, no Brasil. Além disso, outros pontos devem ser avaliados, como a tensão das placas/baterias e tecnologia dos equipamentos.
Espaço: ao calcular a quantidade de placas solares, é importante multiplicar esse número pela altura e largura do painel escolhido. Dessa maneira, você saberá qual é a área da placa solar e o tamanho do espaço para instalação.
Inversor: considere a potência, que deve ser superior ao consumo energético, ou seja, analise tudo com muito cuidado para escolher o equipamento que realmente atenderá a demanda de seu cliente.
Região de instalação: analise as condições de cada região, pois a incidência do sol não é igual em todos os locais. Para isso, existem índices solarimétricos, que fornecem a quantidade de Watts gerado por metro quadrado durante o dia.
Leia mais: Como fazer a manutenção dos painéis?
Energia solar tem nome: Solen!
Para ter resultados positivos, conte com os equipamentos Solen para seus projetos de energia solar.
Conheça nossos diferenciais:
- Parceria com os maiores distribuidores;
- Rápida entrega e compromisso com prazos;
- Equipe de engenheiros altamente qualificados;
- Estamos sempre disponíveis para atendê-los.
Quer saber mais informações sobre nossos produtos ou se tornar um integrador parceiro? Entre em contato com nossos representantes agora mesmo.
WhatsApp Solen: clique aqui.
Formulário