Você sabe como determinar o ângulo de inclinação dos módulos solares? Quais são os cuidados na hora da instalação? Vamos aprender mais?

Em primeiro lugar, a inclinação dos módulos (ou painéis) solares é fundamental para a captação da radiação do sol e, portanto, essa questão deve ser considerada no projeto inicial.

Instalação dos painéis

Para a instalação dos módulos solares, é necessário seguir três direções, que garantirão a eficiência do sistema.

Orientação: encontre a orientação correta para o sistema, ou seja, os painéis devem ficar o maior tempo possível expostos à radiação do sol. Ao captar mais a energia solar, melhor será o funcionamento do sistema.

E já que estamos no hemisfério sul, a melhor orientação para o sistema fovotoltaico é o norte geográfico (não o norte magnético da bússola!). Mesmo que os sistemas voltados para o oeste ou leste sejam eficientes, terão resultados inferiores aos instalados com orientação para o norte.

Área: calcular a área onde os painéis ficarão tem relação direta com a potência do sistema, ou seja, está ligada à quantidade de energia que será gerada. Por isso, para definir a quantidade de módulos a serem instalados, é preciso conhecer o consumo mensal ou, ao menos, ter uma estimativa, com base no número de pessoas, projeto elétrico, área etc.

Inclinação do módulo solar: garanta sempre a devida inclinação do painel, pois ela determinará a eficiência do sistema. Mas como calcular essa questão?

Pontos a serem estudados

Além disso, para aprender a como determinar o ângulo de inclinação dos módulos solares, é importante levar em consideração:

Ângulo solar: varia de acordo com a época do ano e é por esse motivo que a instalação dos painéis deve considerar o ângulo de inclinação dos telhados. No entanto, o ângulo da inclinação pode não ser o mesmo do ângulo da inclinação do telhado e, dessa maneira, o ângulo mais recomendado é o da latitude local.

Fórmula de cálculo da inclinação do painel: uma fórmula ideal leva em consideração:

Inclinação = latitude + (latitude/3)

Embora não tenha resultado preciso, a inclinação vai variar entre 25º e 30º. Se o resultado for inferior a 15º não aconselhamos, pois tende a acumular sujeira na superfície dos painéis.

Condições atmosféricas: fatores climáticos também interferem na eficiência do sistema. Assim, considere a orientação norte, como já explicamos, e saiba que uma inclinação maior terá melhor desempenho no inverno e, uma menor inclinação, no verão.

Portanto, faça esse estudo com muito cuidado. Além disso, saiba sobre o índice solarimétrico da região; basta acessar o Google Maps, clicar com o botão direito na região ou lugar e escolher “O que há aqui”. Assim, aparecerão as coordenadas geográficas.

Na sequência, acesse o site da Cresesb – Centro de Referência para as Energiar Solar e Eólica Sérgio de S. Brito e cole as coordenadas. Porém, é muito importante ter o apoio de uma empresa especializada, que saberá interpretar os resultados e evitar problemas futuros.

Inclinação desfavorável dos telhados: caso a inclinação do telhado não for ideal, a alternativa é instalar os módulos ao nível do solo. Entretanto, esse planejamento deve ser bem cuidadoso, pois o sistema ficará mais vulnerável e ocupará mais espaço.

Leia mais: Como evitar o sombreamento no projeto solar

Energia solar tem nome: Solen!

Na hora de desenvolver um projeto para sistema eficiente de energia fotovoltaica, não arrisque. Conte com uma empresa especializada no assunto e tenha resultados positivos em seu trabalho.

Para isso, basta falar com a Solen pelo WhatsApp (11) 96575-1385 ou e-mail contato@solenenergia.com.br.

 

Se preferir, mande suas informações pelo formulário abaixo: