Você já se deparou com aqueles curiosos no seus negócios de energia solar, mas que não finalizam a compra?
Transformar Curiosos em Clientes não é uma tarefa muito fácil, principalmente quando envolvem vendas complexas, como Energia Solar.
Mas não se preocupe, neste artigo te mostrarei 3 passos simples para conseguir separar e identificar aqueles que são interessados, mas que não serão transformados em negócios.
1) Transmitir Segurança
O primeiro passo é transmitir segurança. Veja bem, inicialmente todos são interessados e curiosos, mas não possuem segurança necessária.
Em geral, não possuímos muita clareza e ficamos indecisos quando nos deparamos com um negócio novo. Essas indecisões poderão levar o curioso a não se transformar em cliente e não fechar a venda, mas não é isso que queremos , não é mesmo?
Assim, umas das coisas que você deve fazer é transmitir profissionalismo, é necessário ter um posicionamento correto e comprometido.
Uma forma de mostrar esse jeito profissional é a mensagem visual que você passa ao cliente, como usar um uniforme da empresa ou algum que transpareça segurança.
Ou seja, ter uma identidade visual da empresa bem desenvolvida, trará mais consolidação no mercado, pois mais pessoas ficarão curiosas para entender os objetivos da empresa e o significado do seu negócio.
Tenha em mãos, também, adesivos da empresa, logotipo nos equipamentos, cartões de visita, panfletos, pois tudo isso vai ajudar a melhorar a segurança do seu futuro cliente.
É extremamente importante que você tenha seriedade em todas a atitudes do seu negócio. Isso inclui também a forma como você trata seu cliente e o desenvolvimento da execução dos seus serviços.
Lembro a você que a base da venda ou da construção da relação com as pessoas deve ser o respeito e competência.
Assim, você conseguirá obter depoimentos favoráveis de satisfação, que poderá usar para mostrar a outro cliente, que o seu negócio possui credibilidade e que você presta serviços de qualidade e principalmente, seguros.
Ter uma boa base aumenta, sem dúvida, os casos de sucesso de clientes que já foram atendidos por você.
Sabemos que vender Energia Solar, por exemplo, é uma compra de grande valor, que envolve um montante considerável e se a pessoa não estiver realmente segura, ela não vai querer fechar a venda.
Transmitir segurança é um passo essencial para o crescimento da sua empresa, não se esqueça de colocá-la em prática!
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2) Transformar LEADS em clientes
Agora que você já consegue transmitir segurança sobre seus produtos e objetivos, já está apto para transformar Lead em Clientes.
Mas o que é um Lead?
O Lead é aquele que é interessado, ou curioso, que pode vir a fazer negócios com você. Ou seja, é um potencial cliente que você deve buscar qualificar, para que ele possa sentir mais confiança do processo da venda.
Já o Cliente é a pessoa que já fez negócios com você. Assim, o cliente está em uma etapa diferente do Funil de Vendas.
No caso o Cliente já desenvolveu uma relação comercial com você. Pode ser, por exemplo, aquele que esteja esperando apenas para execução do serviço e que já tenha te pagado algo relacionado à venda.
Esses conceitos são importantes para que você consiga separar os que são interessados de fato no negócio daqueles que são apenas curiosos, ou seja, que não serão seus Leads.
Mas como Transformar LEADS em Clientes, você sabe?
A dica é ofereça para o seu Lead algo “tentador”, como uma Oferta Irresistível. Esta oferta é algo com um Preço muito menor que o Valor percebido.
Por exemplo, o valor que um Sistema Fotovoltaico pode ter na vida do potencial cliente pode ser muito maior que o preço do produto.
Assim, deve-se oferecer algo que signifique e que revolucione a vida do Lead. Com isso, ele ficará convencido de fazer negócios com você.
Um detalhe necessário é que para isso acontecer, é essencial que você conheça bem seu público-alvo. Pois saberá a dores da sua persona e conseguirá usar a sua Oferta Irresistível a seu favor.
Gatilhos Mentais são ferramentas emocionais que você deve também utilizar nas suas vendas, acompanhados de suas propostas. Eles são armas poderosas que influenciam nas decisões que envolvem emoções e razões.
Esse Tipo de Oferta é usada para conseguir captar a atenção do Lead e atrair mais clientes. é bastante comum vermos em Ofertas de Supermercado e sites de compras coletivas.
Usando esses passos você conseguirá transformar os curiosos em potenciais clientes que vão fazer o seu negócio alavancar.
3) Reciprocidade – Dar e Receber
O 3 passo simples para você converter os Leads é o ato de reciprocidade.
Mas porque a reciprocidade é passo tão importante para essa conversão?
Quando nós recebemos alguma coisa de alguém, sentimos gratidão por aquela atitude e surgir a vontade de querer também retribuir aquela atitude.
Essa ideia vale também para o mundo dos negócios e das vendas. Pois te lembro que um dos princípios primordiais da venda é entregar uma mudança na vida das pessoas.
Assim, a reciprocidade se torna uma estratégia também que vai aperfeiçoar a sua relação com seus potenciais clientes.
Isso quer dizer que, para seu negócio fluir, você tem que buscar entregar algo realmente de valor antes mesmo de tentar vender os seus serviços. Ou seja, dar um motivo irresistível e real para o seu Lead se transformar em seu Cliente.
Uma boa atitude para colocar isso em prática, é oferecer algum material gratuito, antes de partir para a negociação, por exemplo um bônus.
Vale lembrar que quanto mais atrativo for esse “bônus”, mais você irá captar a atenção daquele curioso que está bastante interessado.
Outro atitude que é importante demonstrar é que você, sua empresa, sua equipe e todos que fazem parte do negócio, se importam verdadeiramente com o problema do cliente.
É como se a dor da sua persona fosse também uma dor sua. Logo, há uma reciprocidade e a vontade de entregar algo de qualidade se torna maior e consequentemente receberá mais feedbacks positivos.
O que vai marcar o seu Cliente é a forma que você pode surpreendê-lo, em todas as etapas da venda e do pós-venda. E toda essa base construída na reciprocidade, incrível né?
Colocando em Prática os 3 passos simples
Então pegou todos os segredos dos negócios de energia solar? Que tal colocar agora em prática?
Ter o próprio negócio não é muito fácil, não é mesmo? Há muitas questões a lidar e muitos curiosos que se interessam, mas no final não compram seu produto.
É por isso que esses 3 passos são essenciais para transformar curiosos em Clientes. Pois são o clientes que vão fazer sua receita alavancar.
Mas não se deve pensar em fechar uma negociação sem antes conquistar a confiança e segurança do Lead. Se não houver reciprocidade e se a vontade de transformar sonhos em realidade, não existir, é provável que a venda não aconteça.
Então, é a hora de começar a usar esses passos, para conquistar mais clientes e se consolidar cada vez mais no Mercado, inclusive o de Energia Solar.
Me fala aqui nos comentários o que achou desses passos, se você já fez algum e qual resultados que deram para seu negócio!
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